34 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

MATIELLO, Alexandre Mauricio; VIANNA VILLELA, Ana Laura; RODRIGUES BRUNO, Guilherme    ARTEIRO NIELSEN AZEVEDO, Giselle. Identificação de novos territórios educativos na escola infantil em tempo integral: a contribuição de alguns instrumentos de avaliação da percepção ambiental. []. , 34, pp.133-149. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2017.034.art10.

^lpt^aNo Brasil, são amplamente utilizados para a avaliação do espaço escolar os instrumentos da percepção ambiental, por linhas metodológicas como a Avaliação pós-ocupação (APO) e a Análise de desempenho do ambiente construído. Neste artigo exploramos três destes instrumentos: Walkthrough, Mapeamento visual e Jogo da memória, adaptados para o ambiente urbano e o contexto escolar. A aplicação destes instrumentos contribuiu para a identificação de novos territórios educativos no escopo da educação integral. No bojo dos princípios difundidos por meio da Carta das Cidades Educadoras (1990), a concepção de territórios educativos também incorpora a contribuição de outros espaços e agentes no processo formativo, e tem ganhado força a partir do Programa Mais Educação, criado no país a partir de 2007. Para além das teorias pedagógicas, a Arquitetura e o Urbanismo, que lidam com a cidade e seus artefatos, podem dar importantes contribuições para a educação integral, recuperando no arcabouço metodológico da percepção ambiental, instrumentos que ajudem a revelar as possibilidades educativas dos espaços fora da escola. Apresentamos os resultados e contribuições para um programa que incorpore novos territórios e agentes educativos a partir da aplicação dos instrumentos em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que trabalha em tempo integral. Destacamos as potencialidades de espaços que já são utilizados pelas crianças em seu cotidiano, e indicamos caminhos de incorporação de territórios por meio de atividades e conteúdos educativos, que inclusive ultrapassam a dimensão da escola e sinalizam oportunidades de integração entre políticas públicas e demais agentes na formação integral dos sujeitos.^len^aIn Brazil, the instruments of environmental perception are widely used for the evaluation of the school space, by methodological lines such as the Post-Occupancy Assessment (APO) and the Performance Analysis of the built environment. In this article we explore three of these instruments: Walkthrough, Visual Mapping and Memory Game, adapted to the urban environment and the school context. The application of these instruments contributed to the identification of new educational territories within the scope of integral education. In addition to the principles disseminated through the Charter of Educating Cities (1990), the conception of educational territories also incorporates the contribution of other spaces and agents in the formative process, and has gained strength from the More Education Programme created in the country in 2007. In addition to pedagogical theories, Architecture and Urbanism, which deal with the city and its artifacts, can make important contributions to integral education, restoring instruments that help to reveal the educational possibilities of spaces out of school in the methodological framework of environmental perception. We present the results and contributions to a programme that incorporates new territories and educational agents from the application of the instruments in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI) that works full time. We highlight the potential of spaces that are already used by children in their daily lives, and indicate ways of incorporating territories through educational activities and contents, which even surpass the school dimension and indicate opportunities for integration between public policies and other agents in the formation of subjects.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License