36 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

NEVES, Jorge da Rosa    PINTO, Paulo Tormenta. DIALÉCTICAS PROJECTUAIS: Os contributos do Bairro de Alvalade para a Estrutura Verde da Cidade de Lisboa. []. , 36, pp.19-30. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2018.036.art2.

O Bairro de Alvalade construído entre 1945 e 1970 incorpora influências do Movimento Moderno, da qual resultaram alterações significativas do modo de observar e conceber o espaço urbano, destacando-se entre estas, a abertura do logradouro a uma lógica de fruição comum e de implementação de uma rede de percursos pedonais necessária à aplicação do “conceito de vizinhança”, de que resultou uma malha de espaços urbanos intersticiais com características particulares. Este período, coincidiu com a afirmação profissional e social da arquitetura paisagista em Portugal e ao início de atividade dos primeiros arquitetos paisagistas na Câmara Municipal de Lisboa, da qual resultou intensa atividade projetual segundo a matriz doutrinal de Francisco Caldeira Cabral, artística e profundamente ecológica. Numa perspetiva do estudo da dialética projetual entre a arquitetura e a arquitetura paisagista, exploram-se os contributos circunstanciais de planeamento e de projeto que atuando sobre a definição e a conceção dos espaços urbanos favoreceram, de forma pontual ou agregada, o estabelecimento de uma rede de espaços verdes significativos na Estrutura Verde da Cidade.

: Bairro de Alvalade; Dialética Projetual; Espaço Urbano; Arquitetura e Arquitetura Paisagista; Estrutura Verde.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License