40Crisis global de cuidados, migraciones transnacionales y remesas: Impactos en y desde América LatinaUrban SUNstainability: a multi-dimensional policy evaluation framework proposal 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

RIBEIRO, Ester Martins    BAENINGER, Rosana. Migração internacional de mulheres e o mercado global de cuidados: Um estudo sobre filipinas em São Paulo, Brasil. []. , 40, pp.103-116. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.jun2020.040.doss-art07.

Neste trabalho, abordamos a inserção de mulheres filipinas no mercado de trabalho dos cuidados na cidade de São Paulo, a partir do conceito de “divisão internacional do trabalho reprodutivo” - uma transferência, em três níveis, de trabalho reprodutivo entre mulheres em países de origem e destino da migração - (Parreñas, 2015). Especificamente, buscamos um aprofundamento do tema do trabalho doméstico remunerado realizado por filipinas em São Paulo, fazendo um esforço de inseri-lo no contexto brasileiro e de globalização da força de trabalho feminina para a provisão dos cuidados, a fim de desvelar um pouco das relações sociais constitutivas que condicionam essa migração específica de mulheres nas Filipinas e estruturam o lugar ocupado pela migrante filipina no Brasil. Este trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica e documental, observação não participante, e entrevistas semi-estruturadas. Primeiramente, foram exploradas autoras e autores que analisam o contexto de origem da migração - as Filipinas -, as conformações do trabalho reprodutivo e o mercado global de cuidados. Além disso, utilizamos dados quantitativos disponibilizados pelos órgãos administrativos filipinos de estatísticas (Philippine Statistics Authority - PSA) e de contratos de trabalho no exterior (Philippine Overseas Employment Administration - POEA). Idas a campo foram feitas em locais de reunião de uma comunidade de migrantes filipinas, onde obtivemos contatos para as entrevistas, pois almejávamos compreender a forma como são agenciados esses processos sociais e os significados atribuídos pelas sujeitas da migração. Por fim, realizamos entrevistas com migrantes filipinas em São Paulo que já tiveram experiência com trabalho doméstico no Brasil. Nossa hipótese de trabalho foi a de que o capital cultural apresentado pelas migrantes filipinas possibilitou tanto a sua mobilidade, como sua inserção laboral nas residências de uma fração da classe média alta paulistana.

: migração de mulheres; mercado global de cuidados; divisão internacional do trabalho reprodutivo; Filipinas; São Paulo.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License