41The morphological impact of municipal planning instruments on urban agriculture: The case of Lisbon's Greater Area 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

WOLF, Jan; BATISTA, Paulo    MARQUES, João Lourenço. Processos de transformação urbana: uma tipificação baseada na urbanidade, na centralidade e na evolução da população dos territórios. []. , 41, pp.133-155. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.20554.

Os processos de transformação urbanos são dos fenómenos que mais atenção têm recebido nas ciências regionais ou urbanas. Mas a complexidade e diversidade destes processos, as suas múltiplas manifestações a diferentes escalas, têm desafiado a sua categorização e identificação. Este artigo contribui para esta problemática ao propor uma tipologia de transformações urbanas para Portugal Continental baseada em três dimensões - a urbanidade, a centralidade e a evolução da população. A urbanidade traduz o grau de urbanização de uma determinada área, considerando as suas características demográficas ou de uso do solo. A centralidade refere-se ao posicionamento no sistema urbano mais amplo, sendo aferida através de variáveis que expressam a sua hierarquia funcional. A evolução da população permite traduzir parte da dinâmica de transformação, obtendo-se pela diferença entre a população residente em diferentes períodos. O trabalho adota as freguesias como unidades territoriais de base, recorrendo a técnicas clássicas (de redução de variáveis e de identificação de clusters) por forma a identificar a associação das diferentes unidades territoriais a processos de transformação urbana reconhecidos na literatura.

: Transformações urbanas; urbanidade; centralidade; urbanização; contraurbanização; suburbanização; declínio urbano; declínio rural.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License