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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

LOPES, Ana Carolina Louback. O cinema e a cidade a interatuar: Trajetórias cruzadas entre a exibição cinematográfica e a transformação dos modos de vida em São Paulo. []. , 41, pp.281-292. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.21202.

^lpt^aEste artigo busca explorar as relações entre a atividade de exibição cinematográfica e as dinâmicas de transformação dos modos de vida na cidade de São Paulo. A partir de uma abordagem historiográfica, são delineados diferentes contextos de interação entre o consumo de cinema e os hábitos urbanos na cidade, em um percurso cronológico que tem como destino, e propósito, o debate acerca da virtualização dos modos de vida nas metrópoles contemporâneas, contexto particularmente acentuado pela pandemia do Covid-19. Para tanto, o texto constrói-se em três momentos. No primeiro, explora a participação das salas de cinema na modelagem da São Paulo moderna, em um processo que desemboca na ascensão tanto da atividade exibidora, quanto das próprias condições de urbanidade. O segundo momento contempla um período de reconfiguração do circuito de exibição, que passa de definidor da cidade a ser então definido por ela, ambos pautados por uma tendência de privatização da vida urbana. O terceiro momento, ainda em curso, remete finalmente à consolidação do ambiente digital e às novas perspectivas que dele derivam, tanto para o cinema, quanto para a cidade. Em um cenário de inevitável impacto frente à virtualização dos hábitos de vida urbanos, emergem questões fundamentais aos estudos urbanos contemporâneos, dentre as quais destaca-se particularmente uma: as relações entre as atuais práticas de consumo cinematográfico e o esvaziamento do espaço público das grandes cidades.^len^aThis article aims to explore the relationships between the film exhibition activity and the transformation of the urban ways of life in São Paulo. Under a historiographical approach, different contexts of interaction between movie consumption and urban habits are outlined, drawing a chronological path that has as its destination and purpose, the debate about the virtualization of ways of life in contemporary cities, which was particularly accentuated by the Covid-19 pandemic. Based on this context, the text is organized into three moments. The first one explores the role of the movie theaters in modeling the modern São Paulo city, in a process that leads to the rise of both the film exhibition activity and the urbanity conditions. The second moment contemplates the reconfiguration of the movie theaters circuit, which changes itself from a city definer to be defined by it, both guided by a tendency of urban life privatization. Finally, the third moment, still in progress, refers to the digital environment consolidation and the new perspectives that derives from it, for both cinema and the city. Considering the inevitable impacts in face of the virtualization of urban life, fundamental issues must intrigue the contemporary urban studies, among which one should be specially highlighted: the relationship between current cinematographic consumption and the emptying of public spaces in the big cities.

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