42City, culture, and urbanism: learning from Asuncion 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

MENEZES, Marluci. O azulejo como oportunidade cocriativa para (re)invenção do espaço público. []. , 42, pp.73-97.   23--2021. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.21204.

^a

Este ensaio aborda a (re)invenção do espaço urbano a partir de lógicas cocriativas e, em específico, contempla o recurso feito a matéria azulejar no âmbito deste intuito. Por um lado, tendo por referência o Projeto Europeu C3Places, discute o potencial contributo da cocriação enquanto modus operandi do produzir espaço público urbano. Por outro lado, a partir de uma perspetiva exploratória, salienta determinados aspetos observados no decorrer de mapeamento de experiências cocriativas - em Portugal e no Brasil - que, em comum, recorrem ao azulejo na (re)invenção do espaço público. A reflexão destaca o potencial das iniciativas cocriativas no incrementar de sensibilidades coletivas com o património e o ambiente urbano. Observando que as mesmas não advêm de grandes ações, mas naquelas de menor âmbito, localizadas e de cunho colaborativo. O uso feito da matéria azulejar para a dinamização de ações coletivas e colaborativas é salientado. O que permite observar que, por um lado, a partir de uma lógica de continuidade-renovação, o recurso ao azulejo, viabiliza a invenção de património. Por outro lado, a aplicação de azulejo em espaço público protagoniza uma maior atenção coletiva com o ambiente urbano. A cocriação transformativa do espaço infere uma ligação à esfera pública, o que colabora para refletir sobre o papel que pode ter no incremento de práticas sociais mais envolvidas com os lugares urbanos e sensíveis à memória, ao património e ao ambiente.

^lpt^a

This essay addresses the (re)invention of the urban space through co-creative approaches and contemplates in specific the use of tiles for this end. On one hand, it takes as reference the European Project C3Places, to discuss the potential of co-creation as modus operandi of producing an urban public space. On the other hand, aspects of mapped co-creative experiences - in Portugal and Brazil - that use tiles in the (re)invention of the public space are noted. The article highlights the potential of the co-creative initiatives, namely in increasing the collective awareness with heritage and the urban environment. Noting that these initiatives do not come from big actions, but from small, localized and urban approaches. The aptitude of tile material to increase collective and collaborative actions is highlighted. This contributes to observe that from the continuity-renovation logic, the tile enables the invention of heritage, and to increase the collective attention to the urban environment. The transformative co-creation of space also promotes an intimate connection to the public sphere. This highlights that collaborative initiatives in public space are important to encourage collective conscience, boost higher involvement with urban places and increase awareness about memory, heritage, and the environment.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )