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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

RODRIGUES, Danielle Rezende; SOUZA, Ana Carolina Magalhães de    MELLO, José André Villas Boas. Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: a “Casa da Inovação” como estudo de caso. []. , 44, pp.212-229.   15--2022. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.23859.

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O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado com os imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. O termo VUCA é um acrônimo das palavras inglesas Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O objetivo deste artigo é identificar traços e características formativas incluídas no programa “Casa da Inovação” que visa ajudar jovens a lidar com o mundo VUCA e contribui para a redução de assimetrias sociais. Utilizou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista aberta com o gestor de políticas de inovação, e com análise de dados do projeto implantado na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brasil). Os resultados apontam para uma grande adesão da população a essa iniciativa e uma expansão de novas unidades. Porém, dado o tempo de maturidade do programa, ainda não é possível concluir a efetividade do mesmo em termos de empregabilidade, mas sim em termos de proposições formativas. O presente artigo identificou que as políticas públicas podem ser direcionadas para contribuírem para o desenvolvimento de uma região ou país. Entende-se que a monitorização da procura no mercado de trabalho é determinante para a redução de assimetrias. A implantação de espaços que não repitam os mecanismos de reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu pode permitir que indivíduos da localidade estudada estejam melhor preparados para o contexto de mutação empresarial vigente.

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The VUCA World is a concept related to the unforeseen and speed with which changes occur in the market. The term VUCA is an acronym for the English words Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity. The aim of this article is to identify formative traits and characteristics included in the “Casa da Inovação” programme, which seeks to help young people deal with the VUCA world and contributes to the reduction of social asymmetries. A predominantly qualitative approach was used, making use of documentary research, and open interview with the innovation policy manager, and with data analysis of the project implemented in the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro (Brazil). The results point to a great adherence of the population to this initiative and an expansion of new units. However, given the program's maturity time, it is not yet possible to conclude its effectiveness in terms of employability, but in terms of training propositions. This article identified that public policies can be directed to contribute to the development of a region or country. It is understood that monitoring the demands of the labor market is crucial for reducing asymmetries. The implementation of spaces that do not repeat the mechanisms of reproduction of inequalities mentioned by Bourdieu, may allow individuals from the studied location to be better prepared for the current context of business change.

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