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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

TAVARES, Inês. As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal: uma exploração empírica. []. , sp23, pp.8-18.   04--2023. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/cct.28006.

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A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar. Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis? A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.

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The pandemic generated by Covid-19 had an impact in several areas, uncovering and intensifying social inequalities. This article analyses the influence of the pandemic in the reproduction of social inequalities in education, starting from the recognition of the cyclical effect that the school assumes in the reproduction of inequalities and bearing in mind the relationship between resources expressed through various types of capital and school performance. The aim is thus to understand how the pandemic has enhanced the reproduction of inequalities, focusing on the Portuguese context and analysing the consequences in two prisms: immediate and long term. Knowing that inequalities can also be ascertained from a macro perspective, to the extent that the different inequalities are interconnected among themselves and that the lack of different capitals has an impact on several areas, in which education is included, which are the most penalized students? Which inequalities are more tangible? The present research also uses as empirical grounding a database encompassing all students enrolled in the Portuguese public education system, in the school years 2018/19 and 2019/20, in order to explore the differences verified in the first year of the pandemic, the immediate consequences. Thus, the economic, social, school and territorial inequalities caused by the pandemic are analysed, as well as their different impacts on school results.

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