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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

MAIA, Ana Rita et al. Avaliação do desenvolvimento psicomotor pelos médicos de família: estudo observacional. []. , 32, 4, pp.248-256. ISSN 2182-5173.

^lpt^aObjetivos: Compreender a realidade da avaliação do desenvolvimento psicomotor no âmbito das consultas de vigilância de saúde infantil nas unidades de cuidados de saúde primários dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Tipo de estudo: Observacional, transversal e descritivo. Local: ACES Gaia e Espinho/Gaia. População: Médicos de família dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Métodos: Aplicação de um questionário de autopreenchimento elaborado pelos autores, com 18 perguntas de resposta múltipla relativas à avaliação do desenvolvimento psicomotor, no âmbito das consultas de saúde infantil. Os dados foram analisados com recurso ao programa Microsoft Excel 2010®. Este estudo é reportado de acordo com as linhas de orientação STROBE. Resultados: Participaram no estudo 112 dos 193 médicos dos ACES Gaia e Espinho/Gaia. Noventa e nove por cento dos inquiridos avaliam o desenvolvimento psicomotor dos seus utentes e 84% despendem mais de cinco minutos nessa avaliação; 97% utilizam a Escala de Mary Sheridan Modificada. Setenta e dois por cento dos inquiridos julgam necessitar de formação sobre a aplicação desta escala; 50% sentem dúvidas relativamente à referenciação. Setenta e seis por cento consideram a falta de tempo e 66% a falta de material como sendo as principais dificuldades na avaliação do desenvolvimento. Conclusões: Tendo em conta o papel fulcral dos médicos de família na avaliação do desenvolvimento psicomotor de lactentes e crianças, torna-se essencial proporcionar a estes profissionais condições de tempo, formação e material adequadas para o cabal desempenho desta tarefa.^len^aGoals: To assess the current status of the evaluation of psychomotor development in children by family doctors during regular clinic visits in two primary healthcare groupings, ACES Gaia and Espinho/Gaia. Study design: Cross-sectional study. Location: ACES Gaia and Espinho/Gaia. Population: Family medicine specialists of ACES Gaia and Espinho/Gaia. Methods: We distributed a self-administered questionnaire written by the authors consisting of 18 multiple-choice questions about the evaluation of psychomotor development during well child consultations. Data were analyzed with Microsoft Excel 2010®. This study is reported according to the STROBE guidelines. Results: Completed questionnaires were received from 112 of the 193 specialists (58%) in these two healthcare groupings. The assessment of psychomotor development is performed by 99% and 84% take more than five minutes in doing so. The Modified Mary Sheridan Scale is used by 97% and 72% of respondents considered that they need more training on the use of this scale, while 50% have doubts related to referrals. A lack of time (76% of respondents) and a lack of material (66% of respondents) are considered to be the main difficulties encountered when assessing psychomotor development. Conclusions: Given the role that family doctors play in the assessment of the psychomotor development of infants and children, it is essential to provide these professionals with adequate time, training, and material conditions to complete this task.

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