34 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

CAVADAS, Luís Filipe; PONTE, Carla    GRANJA, Mónica. Estudantes de medicina como colaboradores na investigação em centros de saúde. []. , 34, 6, pp.428-436. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v34i6.12335.

^lpt^aA investigação em medicina geral e familiar (MGF) é reconhecidamente importante. Na agenda de investigação em MGF, os estudos observacionais podem ser muito úteis. Tradicionalmente, a investigação observacional tem-se baseado em registos, sendo frequentemente discutidas as várias limitações dos mesmos. Um dos obstáculos à investigação observacional em MGF é a privacidade da consulta, além de que para o médico de família (MF) não é fácil investigar ao mesmo tempo que consulta. Apresenta-se, assim, uma metodologia descrita como «padrão-ouro» em estudos sobre o conteúdo das profissões, que se baseia no recurso a observadores externos, técnica denominada de tempo-e-movimento. Mostra-se a sua aplicabilidade prática num estudo pioneiro realizado sobre os MF portugueses e que envolveu os estudantes de medicina como colaboradores na colheita dos dados durante a consulta. Colaborar permite aos estudantes o contacto precoce com a investigação em MGF e com uma metodologia inovadora.^len^aResearch in family medicine is acknowledged to be important. In the research agenda of family medicine, observational studies can be very useful. Traditionally, observational research has been based on clinical notes, and its limitations are frequently discussed. One of the obstacles to observational research in family medicine is the privacy of the appointment, besides the fact that it is not easy for the family physician to carry out research within the appointment time. Thus, this work presents a methodology described as a ‘gold standard’ in studies on the content of professions, based on the use of external observers, and named time-and-motion technique. Its practical usefulness has been demonstrated in a pioneering study carried out on Portuguese family physicians, which involved medical students as research collaborators performing data collection during the consultation. Collaboration allows students to have early contact with family medicine and with an innovative technology.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License