35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

SIMOES, Magda Alves. A visão do todo na compreensão da parte: a propósito de um caso de alteração do comportamento na infância. []. , 35, 2, pp.141-146. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i2.11952.

^lpt^aIntrodução: Em medicina geral e familiar o utente deve ser encarado como uma parte de um todo a que pertence - a família -, sendo os instrumentos de avaliação familiar ferramentas essenciais para o médico de família (MF). Outro auxiliar é o desenho infantil. Com este é possível ultrapassar a inibição verbal e comunicar na infância. Nesta faixa etária, muitas das alterações do comportamento são resultantes de problemas no meio sociofamiliar. No caso dos filhos de pais separados, os efeitos da separação e os conflitos na díade parental são extensos e podem afetar vários aspetos do desenvolvimento infantil. Este caso pretende demonstrar que uma boa relação entre o MF, a criança e sua família poderá ser «a chave» para a identificação e referenciação de situações de risco. Descrição do caso: Criança do género masculino, 8 anos, no terceiro ano de escolaridade, pais separados, a viver com a mãe e irmã. A mãe agenda consulta porque o filho anda a verbalizar pensamentos negativos e a não gostar da escola. Recorreu-se ao desenho infantil, descobrindo-se que esta criança era vítima de bullying e que a separação dos pais era causa de sofrimento. Construiu-se com a mãe o genograma e a psicofigura de Mitchell, expondo dados até então desconhecidos e que estavam na origem do comportamento desta criança. Foi referenciado para consulta de psicologia e realizada intervenção com a família e a escola. Comentário: Trabalhar com famílias é tão interessante quanto desafiante, sendo importante que o MF saiba quando deve passar do registo individual para uma observação do sistema familiar. Os instrumentos usados revelaram-se fundamentais para clarificar e orientar a presente situação. Muitos dos problemas na infância têm origem no contexto sociofamiliar, aos quais o clínico deve estar atento. O MF deverá ser visto como um elemento de acolhimento, apoio e promoção da saúde no sistema familiar.^len^aIntroduction: In family medicine, the patient must be seen as a part of a whole - the family. The family assessment instruments are essential tools for the family doctor (FD). Another auxiliary is the children's drawing. With this, it is possible to overcome verbal inhibition and communicate in childhood. In this age group, many of the behavioral changes are due to problems in the socio-family environment. In the case of children from separated parents, the effects of separation and conflict on parental dyad are extensive and can affect many aspects of child development. This case aims to demonstrate that a good relationship between the FD, the child, and his family may be ‘the key' for the identification and orientation of risk situations. Case description: Male child, 8 years old, in the third year of schooling, separated parents, living with mother and sister. The mother schedules an appointment to the son because he has been verbalizing negative thoughts and dislikes the school. We used children's drawing, discovering that this child was a victim of bullying and that the parents' separation was the cause for suffering. We constructed with the mother the genogram and Mitchell's psycho figure, which exposed data so far unknown that were in the origin of this child's behavior. He was referenced for psychology and we carried out intervention with the family and the school. Comments: Working with families is as interesting, as challenging, and it is important that the FD knows when to move from the individual register to an observation of the family system. Used instruments have proved essential to clarify and guide this clinical case. Many of the problems in childhood have their origin in the socio-family context, to which the clinician must be aware. The FD should be seen as an element of reception, support, and health promotion in the family system.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License