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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

DUARTE, Ana Luísa Marques; SILVESTRE, Ana Rita    MILHEIRO, João Luis. Passos da consulta e satisfação do utente: estudo piloto observacional. []. , 35, 4, pp.271-284. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i4.12331.

^lpt^aObjetivo: Estudar a relação entre a execução de consultas estruturadas por passos e a satisfação do utente com a consulta, tendo como referência o modelo proposto no livro A consulta em 7 passos. Tipo de estudo: Observacional analítico. Local: USF Andreas. Amostra: Setenta utentes entre os 18 e os 85 anos que recorreram a consultas desta unidade entre outubro e novembro de 2016. Métodos: Foi solicitado a cada utente, após a saída do gabinete, a resposta a um questionário sobre a satisfação com a consulta; e, ao médico, a resposta a um outro questionário relativo à sua perceção quanto ao grau de execução das diversas tarefas em consulta. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman para relacionar a pontuação total do questionário ao médico e o grau de satisfação do utente. O mesmo teste foi utilizado para relacionar o grau de realização de cada tarefa e a satisfação. Por fim, esta análise foi repetida separadamente por grupos definidos com base nas variáveis sexo, idade, escolaridade, tipo de consulta, verbalização de problemas e tempo de ligação médico-utente. Resultados: Oitenta e sete por cento dos utentes declararam estar bastante ou totalmente satisfeitos com a consulta. No total da amostra não se identificaram correlações significativas entre a pontuação total do questionário e a satisfação do utente [?=-0,11 (p=0,36)]. Também não se encontraram correlações significativas entre o grau de realização de cada tarefa e a satisfação do utente. Contudo, na análise de dados separada por sexo, tipo de consulta, verbalização de problemas e escolaridade encontraram-se correlações significativas entre a realização de algumas das tarefas da consulta e a satisfação. Conclusão: O estudo sugere que algumas tarefas do modelo de consulta em 7 passos podem ter mais impacto na satisfação do utente com a consulta do que outras, em função das características do utente e natureza da consulta.^len^aObjective: To study the relationship between a step structured primary care consultation and patient satisfaction, based on the model proposed in the book A CONSULTA EM 7 PASSOS. Design: Analytical observational. Place: Primary Health-care facility USF Andreas. Sample: Seventy patients, between the ages of 18 and 85 years, who attended primary care consultations between October and November of 2016. Methods: After leaving the medical office, each patient was invited to fill a consultation satisfaction questionnaire; in its turn, the physician was asked to complete another set of questions related to his perception about the accomplishment level of several consultation tasks. It was conducted a Spearman correlation test, to relate the family physician questionnaire score with the patient satisfaction level. The same test was also conducted to relate the tasks accomplishment level with satisfaction. Finally, this analysis has been run on a sample of different groups separated by sex, age, education, consultation type, verbalization problems, and patient-physician relationship length. Results: Eighty-seven percent of the patients declared to be total or highly satisfied with the primary care consultation. In the overall sample, the findings show no significant correlation, between family physician questionnaire score and patient satisfaction level [?=-0.11 (p=0.36)]. There were also no significant correlations between tasks accomplishment level and patient satisfaction. Nevertheless, the data analyzed clustered by sex, consultation type, verbalization problems, and education, showed significant correlations between some of the performed tasks and satisfaction. Conclusion: This research suggests that some tasks, from the 7-step primary care consultation model, may have more impact on patient satisfaction than others, depending on the patient characteristics and consultation type.

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