35 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

PALHA, Cátia et al. Influência das características familiares no tempo de ecrã em crianças até aos 18 meses de idade. []. , 35, 6, pp.438-448. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v35i6.12541.

^lpt^aObjetivo: Descrever as características familiares associadas a tempo de ecrã (TE) nas crianças com idades entre 0 e 18 meses. Tipo de estudo: Estudo observacional transversal analítico. Local: USF Além D’Ouro, USF Camélias, USF Novos Rumos, USF Terras de Santa Maria, USF Vale do Vouga e UCSP de Crestuma. População: Crianças com idade entre 0 e 18 meses, inscritas nas unidades referidas. Métodos: Foi desenvolvido pelos autores um questionário sobre o TE das crianças e uma breve caracterização da família, de resposta voluntária e confidencial. O tratamento estatístico dos dados foi realizado através do programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS®. Considerou-se existir significância estatística para valores de p<0,05. Resultados: Foram devolvidos 142 questionários preenchidos (taxa de resposta de 42,5%) e incluídos 137. A mediana de idades foi de 12 meses e 50,4% eram do género masculino. A média de idades do pai foi de 34 anos e a da mãe de 33. Cerca de 83% das crianças pertencia a famílias nucleares e 31,4% ficava ao cuidado dos avós ou no infantário. Das 137 crianças analisadas, 81% teve exposição e, destas, mais de metade teve o primeiro contacto até aos seis meses de vida. Não se verificou diferença na duração de TE durante a semana e o fim-de-semana (71,2% e 73% das crianças com exposição, respetivamente). Verificou-se uma correlação estatisticamente significativa entre o TE e as variáveis «idade da criança» e «idade da mãe», sendo que crianças de mães com idade igual ou superior a 39 anos foram expostas a TE mais tardiamente. Conclusão: Este estudo demonstrou hábitos de TE inadequados face às recomendações atuais para a idade, resultados concordantes com estudos nacionais e internacionais. A elaboração de estratégias de intervenção generalizadas, nomeadamente a capacitação dos cuidadores acerca do TE adequado à idade da criança, deve ser incentivada.^len^aAim: Assess family characteristics associated with screen time (ST) use in children aged 0 to 18 months. Study: Descriptive and analytic cross-sectional study. Place: USF Além D’Ouro, USF Camélias, USF Novos Rumos, USF Terras de Santa Maria, USF Vale do Vouga and UCSP de Crestuma. Population: Children aged 0 to 18 months, enrolled in six health centers. Methods: The authors developed a questionnaire about children’s ST and a brief characterization of the family, with a voluntary and confidential response. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences - SPSS® program. Statistical significance was considered for p-values <0.05. Results: Out of the 142 questionnaires returned (response rate 42.5%), 137 were included. The median age was 12 months and 50.4% were male. The average father’s age was 34 years and the mother’s 33. About 83% of the children belonged to nuclear families and 31.4% were under the care of grandparents or in a nursery. Eighty-one percent of the 137 analyzed children had ST and of these, more than half had their first exposure before or at six months of age. There was no difference in duration of ST between the week and the weekends (71.2% and 73% of children with exposure, respectively). We found a statistically significant correlation between ST and child’s age and mother’s age, where children of mothers aged 39 or over were exposed to ST later. Conclusion: This study showed unsuitable ST habits far from current age recommendations results consistent with national and international studies. Global intervention strategies, specifically training of caregivers about the adequate ST to child age, should be encouraged.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License