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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

DINIS, Inês; MAIA, Fátima; MENESES, Rute F.    SOUSA, Rafael. A perspetiva dos médicos de família portugueses quanto à referenciação de crianças com problemas de comunicação e linguagem. []. , 36, 2, pp.114-125. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i2.12455.

^lpt^aObjetivos: Descrever o perfil do médico de família em Portugal, no que concerne à referenciação de crianças com problemas de comunicação e linguagem e identificar barreiras ao processo de referenciação. Tipo de estudo: Observacional, transversal e descritivo. Local: Região Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Região Norte e Região Autónoma dos Açores. População: Médicos de família da região Centro, Lisboa e Vale do Tejo, região Norte e Região Autónoma dos Açores. Métodos: Construção e aplicação de um questionário on-line, com 35 questões com resposta em escala de Likert (0-5) e uma questão semiaberta. O questionário foi enviado a nível nacional, segundo um método de amostragem por redes. Foi assegurado o anonimato e a confidencialidade dos dados. Resultados: Participaram 55 médicos de família. Cerca de 40% dos inquiridos consideraram-se bastante satisfeitos com o processo de referenciação; 55% manifestaram-se pouco ou nada satisfeitos com a aprendizagem de conteúdos acerca do desenvolvimento de comunicação e linguagem durante o curso de medicina; 58% referiram que o encaminhamento para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância ocorre com pouca ou nenhuma frequência. Foram identificadas seis barreiras ao processo de referenciação: constrangimentos com serviços; recursos humanos; burocracia; lentidão do processo; nível de conhecimentos relacionados com o processo de referenciação; atitude dos pais. Conclusão: Os resultados do estudo não permitem descrever o perfil do médico de família em Portugal, pelo que deve ser considerado um estudo piloto. Contudo, são indicativos da perspetiva dos médicos participantes acerca da referenciação de crianças com problemas de comunicação e linguagem, bem como das barreiras associadas a este processo.^len^aObjectives: To understand Portuguese family physicians’ profile on the referral process of children with language and communication problems and to know what barriers they identify to it. Type of study: Observational, transversal and descriptive. Local: Central Region, Lisbon and Tejo Valley, North Region and Autonomic Region of Azores Population: Family physicians of Central region, Lisbon, and Tejo Valley, North region and Autonomic Region of Azores Methods: An online survey was designed with 35 Likert (0-5) questions and a semi-open one. It was then sent to family physicians in Portugal according to a non-probabilistic sampling method. Ethical e confidential constraints were guaranteed. Results: Fifty-five family physicians participated. About 40% of these physicians told they were substantially satisfied with the referral process; 55% said they were not satisfied or not very satisfied with knowledge acquired about language and communication development during medicine course; 58% of them told referrals to the Nacional Early Intervention System in Infancy occurs seldom or never. Moreover, six barriers to the referral process were identified: service constraints; lack of human resources; bureaucracy; slow process; lack of knowledge about the process; parent attitudes. Conclusions: The results of this study do not allow us to fully describe the Portuguese family physicians’ referral profile of children with language and communication problems. However, some trends in this process were identified, as well as major barriers.

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