36 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

PARENTE, Nuno Miguel et al. Utilização dos aparelhos digitais em crianças com idade entre os 12 meses e os 5 anos. []. , 36, 6, pp.453-468.   01--2020. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12706.

^a

Objetivo:

Caracterizar a utilização dos aparelhos digitais em idade pré-escolar e comparar com as recomendações da Academia Americana de Pediatria e OMS. Testar associações entre a utilização dos aparelhos digitais pelas crianças e determinadas características dos pais e do seu uso.

Tipo de estudo:

Estudo transversal, descritivo e analítico.

Local:

Unidades de Saúde Familiar (USF) da zona norte de Portugal.

População:

Utentes, com idade entre os 12 meses e os cinco anos inclusive, de seis USF.

Métodos:

Questionário anónimo aplicado a uma amostra de pais que acompanharam a criança à consulta. Incluiu variáveis demográficas e perguntas relacionadas com a utilização dos aparelhos digitais pela criança e pais.

Resultados:

Obtiveram-se 342 questionários. A televisão e o smartphone foram os aparelhos mais presentes nas casas e os mais frequentemente usados pelas crianças. O início do seu uso deu-se antes dos 18 meses em 74,7% para a televisão, 23,4% para o smartphone e 16,3% para o tablet. Em 65,9% e 24% houve uma utilização diária para a televisão e smartphone, respetivamente. A utilização dos aparelhos aconteceu em 19% nos 60 minutos antes do sono e o «uso às refeições» foi o motivo mais reportado. Nas crianças com idade < 24 meses 88-93% demonstraram utilizar aparelhos digitais, enquanto nas crianças idade > 24 meses 70-74% tinham um tempo de ecrã > 1h/dia. Verificou-se associação do tempo de ecrã das crianças com o tempo de ecrã dos pais, perceção dos pais relativamente ao TEE da criança e número de aparelhos digitais no quarto.

Conclusões:

Regista-se um início muito precoce, antes dos 18 meses, para o uso destas tecnologias, que é abusivo, preocupante e fora das normas de orientação atuais. É importante abordar este assunto desde cedo nas consultas, sensibilizando os pais para outros tipos de atividade e estímulo.

^lpt^a

Objective:

To characterize the use of media by preschool children and to compare this use with AAP and WHO recommendations. Test associations between children's use of digital devices and certain parental characteristics and their use.

Type of study:

Cross-sectional, descriptive, and analytical.

Location:

Family Health Units (FHU) from the northern region of Portugal.

Population:

Users aged 12 months to 5 years of six FHU.

Methods:

Anonymous questionnaire was applied to a sample of parents who accompanied the child to the consultation. It included demographic variables and questions related to the use of media by children and parents.

Results:

We obtained 342 questionnaires. The television and smartphone were the most frequently used devices in the households of the surveyed families and the ones most frequently used by children. The use began before 18 months in 74.7% for television, 23.4% for smartphone and 16.3% for tablet. The daily use of television and smartphone was 65.9% and 24%, respectively. 19% reported the use of the devices in the 60 minutes before sleep and the ‘use during mealtime’ was the main reason addressed by parents. In children aged < 24 months, 88-93% demonstrated using media; from children aged > 24 months, 70-74% had a screen time > 1h/day. An association was established between children’s screen time and parental screen time, parents’ perception of their child’s media use, and the number of media devices available in the bedroom.

Conclusions:

There is a very early onset, before 18 months, for the use of these technologies, which seems to be abusive, worrisome, and outside of the current guideline standards. It is important to address this issue early in consultations, encouraging parents to other types of activity and stimulation.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )