36 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

MOITA, Catarina Ferreira et al. Miopatia necrotizante associada a estatinas: uma etiologia rara. []. , 36, 6, pp.503-506.   01--2020. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12629.

Introdução:

A miopatia necrotizante autoimune constitui uma entidade rara, caracterizada por diminuição da força muscular proximal, níveis séricos elevados de creatina cinase, eventual presença de autoanticorpos e necrose muscular com inflamação reduzida ou ausente.

Descrição do caso:

Apresenta-se o caso de uma mulher de 72 anos com uma história de astenia e tetraparesia proximal com três semanas de evolução, sem dor, febre ou outra sintomatologia e níveis séricos elevados de creatina cinase. Como antecedentes relevantes apresentava dislipidemia controlada com estatina. Foi realizada biópsia muscular, tendo sido estabelecido o diagnóstico de miopatia necrotizante. A tomografia computadorizada toraco-abdomino-pélvica (TC-TAP) não mostrou alterações relevantes. Iniciou corticoterapia com melhoria clínica e analítica progressiva.

Comentário:

Este caso relata uma patologia incomum e subdiagnosticada que pode estar associada a tratamento com estatina ou neoplasias, requerendo um diagnóstico célere e um acompanhamento rigoroso para melhores resultados clínicos.

: Miosite; Rabdomiólise; Inibidores hidroximetilglutaril-CoA reductase; Autoanticorpos..

        ·     ·     · ( pdf )