36 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

VENTURA, Ana Mafalda; FERNANDES, Maria Paula; FRANCO, Fátima    GOMES, Ana Luísa. Intoxicação por metotrexato: relato de caso. []. , 36, 6, pp.507-510.   01--2020. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12678.

Introdução:

Os medicamentos de alerta máximo têm um potencial de causar dano ao doente em caso de utilização incorreta, devido à gravidade dos seus efeitos adversos. O metotrexato (MTX) é um antimetabolito frequentemente utilizado no tratamento de doenças reumatológicas e um exemplo de medicamento de alerta máximo.

Descrição de caso:

Apresenta-se o caso de um doente de 64 anos que recorreu ao médico de família por quadro de disfagia, sensação de globus faríngeo, lesões cutâneas eritematosas pruriginosas e halitose. À observação apresentava extensa mucosite oral com edema da orofaringe. Após revisão terapêutica constatou-se que, por erro de interpretação, estaria a fazer diariamente 17,5mg de MTX com pausa semanal. Foi então referenciado ao serviço de urgência para observação por ORL e dermatologia e investigação adicional do quadro, nomeadamente de eventual toxicidade medular.

Comentário:

A forma mais comum de toxicidade por MTX é a sobredosagem acidental pelo doente, geralmente com efeitos secundários graves, podendo mesmo ser fatal. Este caso permite refletir sobre alguns aspetos importantes na segurança do medicamento com este tipo de fármacos.

: Intoxicação; Metotrexato; Medicamentos de alerta máximo; Segurança na medicação..

        ·     · |     · ( pdf )