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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

AROSO, Margarida    SEABRA, Pedro. Expectativas dos utentes na consulta nos cuidados de saúde primários. []. , 37, 2, pp.109-118.   31--2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12929.

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Objetivos:

Caracterizar as expectativas dos utentes face à consulta de medicina geral e familiar (MGF) e analisar se existe relação entre o cumprimento das expectativas do utente e as características sociodemográficas, com a satisfação no final da consulta.

Métodos:

Consistiu num estudo observacional transversal, realizado numa Unidade de Saúde Familiar (USF) durante quatro semanas. Os utentes que se dirigiam a uma consulta programada eram questionados sobre o interesse em responder a um inquérito anónimo. A primeira página, lida e preenchida antes da consulta, consistiu em dados sociodemográficos (idade, género, escolaridade), número de consultas que teve na USF no último ano e expectativas presentes antes da consulta. A segunda página, respondida após a consulta, consistiu num questionário para analisar as expectativas cumpridas na consulta e outro para avaliar a satisfação com os cuidados médicos.

Resultados:

Obtiveram-se 65 inquéritos válidos. Verificou-se que a expectativa mais frequente antes da consulta consistia em receber informação sobre os resultados dos exames auxiliares de diagnóstico e a expectativa mais cumprida foi a explicação sobre o tratamento. Quanto ao grau de satisfação no final da consulta, a média de satisfação foi de 4,2 em 5 pontos. Verificou-se que os utentes estavam mais satisfeitos com o grau de confidencialidade e a forma como o médico o/a ouviu. Observou-se maior grau de satisfação em utentes com grau de escolaridade superior, com maior número de expectativas cumpridas e com maior número de ações realizadas e que não eram expectativas que o doente levava para a consulta.

Conclusões:

É importante identificar as expectativas que os doentes levam para a consulta, pois os utentes que reportam elevado número de expectativas cumpridas têm um elevado nível de satisfação, o qual pode ser atualmente considerado como um importante indicador da qualidade de saúde.

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Abstract

Objective:

To characterize expectations of the primary health care users, and to analyze whether there is a relationship between the fulfillment of the expectations and sociodemographic characteristics, with satisfaction at the end of the appointment.

Methods:

It consisted of an observational longitudinal study, carried out in a primary care center for four weeks. Users who went to a scheduled appointment were asked about their interest in answering an anonymous inquiry. The first page, read and completed before the appointment, consisted of sociodemographic data (age, gender, education), number of appointments in the last year, and expectations present before the appointment. The second page, answered after the appointment, consisted of two questionnaires, one to analyze the expectations fulfilled in the appointment and the other to assess satisfaction with medical care.

Results:

Sixty-five valid inquiries were obtained. It was found that the most frequent expectation before the appointment was to receive information about the results of the auxiliary diagnostic tests, and the most fulfilled expectation was the explanation about the treatment. The degree of satisfaction was 4.2 out of 5 points. It was found that users were more satisfied with the degree of confidentiality and the way he/she was heard. It was observed a greater degree of satisfaction in users with a higher level of education, with a greater number of fulfilled expectations, and with a greater number of actions performed and which were no expectations that the patient took to the appointment.

Conclusion:

It is important to identify the expectations that patients take to the appointment, as users who report a high number of fulfilled expectations have a high level of satisfaction, which can currently be considered as an important indicator of health quality.

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