39 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

CRISTOVAO, Irina et al. Dermatose terra firma-forme: uma condição a não ser esquecida (um relato de caso). []. , 39, 3, pp.237-238.   30--2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i3.13574.

Introdução:

A dermatose terra firma-forme é uma condição benigna que pode afetar qualquer pessoa; porém, parece ser mais frequente em crianças e adultos jovens. Pode apresentar-se como manchas acastanhadas ou pretas, que se assemelham a sujidade. Normalmente os indivíduos afetados são assintomáticos.

Descrição do caso:

Menina, de três anos de idade, saudável, com uma história de manchas acastanhadas, no tórax e flancos, com aspeto de sujidade, com seis meses de evolução. Após observação suspeitou-se que se tratasse de dermatose terra firma-forme, pelo que as zonas afetadas foram friccionadas com uma gaze embebida em álcool isopropílico 70%, removendo, assim, as manchas. Depois de dois meses, a criança apresentou-se sem lesões.

Comentário:

A dermatose terra firma-forme pode ser diagnosticada e tratada através da fricção de gaze embebida em álcool isopropílico a 70% nas áreas afetadas. É importante prevenir a xerose cutânea, utilizando um creme hidratante com agentes queratolíticos, como o ácido salicílico, para acelerar a cicatrização e resolução completa das lesões. É imprescindível realizar um reconhecimento precoce desta condição para evitar procedimentos diagnósticos e tratamentos desnecessários.

: Dermatose terra firma-forme; Dermatose neglecta; Acanthosis nigricans.

        · |     · |     · ( pdf )