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Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

DUARTE, Suélen Ribeiro Miranda Pontes; GUIDA, Fernanda Ribeiro    DUARTE, Brendha C. Pontes. Atendimento e capacidade comunicacional de médicos e enfermeiros a pacientes surdos na atenção primária à saúde, numa cidade de Minas Gerais, Brasil: estudo transversal. []. , 39, 4, pp.294-302.   30--2023. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v39i4.13649.

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Introdução:

O vínculo profissional-paciente baseia-se na comunicação que respeita aspectos verbais e subjetivos. Entretanto, o conjunto de formas gestuais, conhecido como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não é compreendido por grande parte dos profissionais da área da saúde, comprometendo a qualidade e satisfação do atendimento ao paciente surdo.

Objetivo:

Avaliar o atendimento e a capacidade comunicacional de médicos e enfermeiros a pacientes surdos na atenção primária à saúde (APS) numa cidade de Minas Gerais, Brasil.

Método:

Estudo transversal quantitativo, de campo, observacional e descritivo, com uma amostra de 69 médicos e enfermeiros atuantes na APS num município no sul de Minas Gerais, Brasil. O questionário foi adaptado para a visão dos profissionais de saúde.

Resultados:

Observou-se que 86,9% (n=60) dos profissionais possuem «Nada/Quase nada» de domínio da LIBRAS, impossibilitando a compreensão da queixa do paciente surdo, observada em 43,5% (n=30) dos entrevistados. Assim, em consequência dessa dificuldade comunicacional, a procura por profissionais da saúde por parte dos surdos não é significativa, uma vez que 33,3% (n=23) dos profissionais nunca ou raramente os atendeu.

Conclusão:

Conclui-se que a comunicação é a principal barreira na interação profissional-paciente surdo, dificultando a criação de vínculo, informação de diagnóstico e adesão ao tratamento.

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Introduction:

The professional-patient bond is based on communication that respects verbal and subjective aspects. However, Brazilian Sign Language (LIBRAS) is not understood by most health professionals, compromising the quality of care for deaf patients.

Objective:

To evaluate the care of deaf patients by doctors and nurses in primary health care (PHC) in a city in the south of Minas Gerais and the professional’s ability to effectively establish a communicative interaction with a deaf patient, meeting their needs.

Methods:

Quantitative, field, observational, and descriptive cross-sectional study, with a sample of 69 doctors and nurses working in PHC in a municipality in the south of Minas Gerais, Brazil. The questionnaire was adapted to the view of health professionals.

Results:

It was observed that 86.9% (n=60) of the professionals have «Nothing/Almost nothing» in the LIBRAS domain, making it impossible to understand the deaf patient’s complaint, observed in 43.5% (n=30) of the interviewees. Thus, because of this communication difficulty, the demand for health professionals by the deaf is not significant, since 33.3% (n=23) of professionals never or rarely saw them.

Conclusion:

It is concluded that communication is the main barrier in professional-deaf patient interaction, making it difficult to create a bond, diagnostic information, and treatment adherence.

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