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Revista Nutrícias

 ISSN 2182-7230

SOUSA, Sara; SOUSA, Alexandra    DIAS, Marta Bastos. Avaliação da Satisfação dos Clientes de um Hospital Privado em Relação à Alimentação. []. , 15, pp.40-43. ISSN 2182-7230.

^lpt^aNum hospital privado é expectável que a alimentação seja uma boa experiência organoléptica sem descurar os princípios da alimentação e nutrição subjacentes nem as especificidades inerentes ao processo de doença. A alimentação do cliente internado ultrapassa o papel clínico de alimentar e nutrir e assume destaque ao nível da satisfação dos clientes, podendo funcionar como um elemento diferenciador do serviço. Como tal, a terapia nutricional e a alimentação tornam-se de facto áreas essenciais e de grande influência para o cliente, cooperando assim no seu bem-estar físico e psicológico. O objectivo primordial deste estudo foi avaliar a satisfação dos clientes internados num hospital privado do Porto. A amostra deste estudo foram os clientes com alta clínica dos serviços de internamento geral e ginecologia/obstetrícia num período de tempo definido. A satisfação do cliente foi avaliada através da aplicação indirecta do questionário do Serviço de nutrição e alimentação do hospital. Obtiveram-se resultados globais muito satisfatórios, no entanto existem aspectos como a qualidade e a confecção das refeições que podem ser melhorados, indo assim de encontro às expectativas específicas dos clientes. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação à idade e ao tipo de dieta.^len^aPrivate hospitals are expected to provide clients with proper organoleptic nutrition without neglecting the basics of neither nutrition nor its disease-related specifics. The diet of a client goes beyond the clinical role of feeding, it is also very important to be well assessed by clients, establishing a differentiation factor among services. As such, nutritional therapy and nutrition become essential areas and a great influence to clients, as well as cooperating in the physical and psychological well-being. The aim of this study focuses on client’ satisfaction admitted on a private hospital in Porto. The sample used for this study is composed of clients on clinical discharge from general medicine and gynecology/obstetrics during a definite period of time. The client’s satisfaction was assessed on the nutrition service’s (SNA) survey of the hospital. The overall results were very satisfactory, revealing however that the cooking quality and meal schedule can be improved in order to meet clients’ expectations. No statistically major differences surfaced regarding age and diet types.

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