16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Nutrícias

 ISSN 2182-7230

CLARO, Mónica; MOURA, Sónia    BOTELHO, Goreti. Perspectivas dos Professores Coordenadores Face ao Desenvolvimento do Regime de Fruta Escolar nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Leiria. []. , 16, pp.10-13. ISSN 2182-7230.

Introdução: O ambiente escolar é um meio privilegiado para o desenvolvimento de acções de educação alimentar, assumindo-se como um sector estratégico para o desenvolvimento de iniciativas conducentes à promoção de uma alimentação saudável. O Regime de Fruta Escolar sobressai como um exemplo do disposto em epígrafe, consistindo num apoio à distribuição de frutas e produtos hortícolas, prosseguido através da veiculação de rotinas alimentares salutares junto da população escolar. Objectivos: O presente trabalho centrou-se na avaliação da percepção dos professores coordenadores relativamente à aplicação do Regime de Fruta Escolar e na avaliação do impacto do mesmo nos hábitos alimentares de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico em ambiente escolar. Metodologia: Realização de um questionário autoaplicado, direccionado aos professores coordenadores que acompanham os alunos supracitados, designadamente no momento de ingestão da fruta/hortícolas. O estudo reporta-se aos anos lectivos de 2009/10 a 2011/12, contemplando a população escolar de 90 estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Leiria. Resultados: Para os professores coordenadores dos 90 estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico participantes no estudo, os alunos encontram-se satisfeitos com o elenco e a qualidade de fruta/hortícolas cedidas. Além disso, a percepção de 88,76 % dos professores coordenadores é de que o RFE incrementou o consumo de fruta/hortícolas junto dos alunos, e 92,22 % consideram que o Regime de Fruta Escolar é um programa a manter. Conclusões: Obtiveram-se resultados positivos relativamente à actuação do programa nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Leiria, dado que os professores coordenadores percepcionam um incremento do consumo de fruta/hortícolas por parte dos alunos envolvidos.

: Educação alimentar; Hábitos alimentares saudáveis; Regime de fruta escolar.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License