17 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Nutrícias

 ISSN 2182-7230

KEIZER, Hiskias G.. Ácido Linoleico Conjugado e Exercício podem Partilhar Uma Via Bioquímica para Induzir a Perda de Gordura. []. , 17, pp.22-25. ISSN 2182-7230.

O ácido linoleico conjugado é um ingrediente funcional, que induz a perda de gordura, indicado em vários estudos em humanos de elevada qualidade. Embora o efeito seja geralmente moderado em dimensão, tanto os estudos in vitro com o ácido linoleico conjugado como os estudos em ratinhos sugerem que este efeito é real e tem uma base funcional. Evidências, de estudos in vitro e de estudos com ratinhos, demonstram que o ácido linoleico conjugado afecta a expressão de um número de genes ou produtos de genes que estão envolvidos na acumulação de gordura no tecido adiposo. Com base na literatura científica sugerimos a hipótese de que esses genes são parte de uma rede de regulação da composição corporal dependente da AMP-quinase, que funciona tanto em adipócitos como em células musculares. Esta rede pode afectar não só o tecido adiposo, mas também, a massa magra e resistência ao exercício e, provavelmente, é também activada pela realização de exercício. A conseqüência desse modelo é que a exposição ao ácido linoleico conjugado e exercício em conjunto podem ajudar a melhorar a perda de gordura, desde que partilhem uma via bioquímica comum.

: Ácido linoleico conjugado; Nutrição desportiva; Exercício; Perda de gordura; Via bioquímica.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License