18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Nutrícias

 ISSN 2182-7230

BOTELHO, Goreti; MELO, Ana Rita    AGUIAR, Marco. Consumo de Suplementos Dietéticos por Estudantes do Ensino Superior: Conhecimento Percebido e Utilização. []. , 18, pp.14-17. ISSN 2182-7230.

Introdução: O uso de suplementos dietéticos nos países europeus tem vindo a aumentar devido ao crescente interesse em nutrição e às preocupações com a saúde. Objectivos: O objectivo deste estudo foi avaliar o conhecimento e comportamento de consumo de suplementos dietéticos de estudantes a frequentar o ensino superior. Metodologia: A recolha de dados foi realizada através de um questionário auto-administrado a 505 estudantes: idade média 22,2±6,3 anos, 65,0% do sexo feminino e 35,0% do sexo masculino. Resultados: As questões relativas ao conhecimento sobre suplementos dietéticos mostraram que quase todos os alunos conheciam ou tinham ouvido falar sobre suplementos dietéticos (94,1%). Apesar desta elevada percentagem, apenas metade desses estudantes tinham tomado suplementos e foram as raparigas que revelaram consumir mais suplementos dietéticos. As principais razões para consumir os suplementos dietéticos foram diferentes nos dois sexos, sendo a proximidade dos exames para as raparigas e razões médicas/proximidade de eventos desportivos para os rapazes. As categorias mais reconhecidas pelos estudantes foram as vitaminas seguidas de produtos para melhorar o desempenho académico. Comprimidos e cápsulas foram referidas como as formas de suplementos mais conhecidas, sendo os comprimidos e as ampolas de líquido, as formas de produto mais utilizadas. Conclusões: O conhecimento e o padrão de consumo de suplementos dietéticos de estudantes do ensino superior foram determinados e evidenciaram diferenças entre géneros. Alguns estudantes revelaram confusão entre medicamentos e suplementos consumidos. É necessária a futura monitorização de saúde pública e intervenção nutricional sobre a suplementação dietética entre a população estudantil que frequenta o ensino superior.

: Estudantes de licenciatura; Questionário; Suplementos dietéticos; Padrão de consumo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License