102 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

GUERRA, Paula. Punk, ação e contradição em Portugal: Uma aproximação às culturas juvenis contemporâneas. []. , 102, pp.111-134. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.5486.

O artigo aborda a atualidade dopunk na sua abrangência e multiplicidade significante, tomando como referência o caso português. Com base em resultados de uma investigação alargada acerca do punk em Portugal, explora os significados culturais, sociais e simbólicos que se constituem em torno dessa forma de expressão estética que, afigurando-se em simultâneo como um ethos e um modo de estar na vida, revela um enorme potencial heurístico para a compreensão dos processos identitários e societais que atualmente se estabelecem em torno das cenas musicais. A abordagem do punk em Portugal permite retomar o debate em torno das culturas juvenis, no quadro da discussão ainda inacabada entre os cultural studies e as teorias pós-estruturalistas, ou seja, entre a teoria subcultural e a teoria pós-subcultural.

: culturas juvenis; movimento punk; música popular; sociologia da cultura (Portugal); subculturas.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License