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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

ARAGON, Luis E.. Desenvolvimento amazônico em questão. []. , 107, pp.5-16. ISSN 2182-7435.

^lpt^aEste artigo questiona diferentes aspectos das políticas de desenvolvimento em curso na Amazônia. O argumento central é que o conhecimento da região é condição essencial para alcançar o desenvolvimento socialmente includente, ecologicamente sustentável e economicamente sustentado. Apresentam-se treze pontos para incitar o debate: a invenção da Amazônia, as desigualdades regionais, o conhecimento como fator de desenvolvimento, o investimento em educação, ciência e tecnologia, a fuga de cérebros, o conhecimento tradicional, a pertinência social da educação superior, a globalização, a biopirataria, a cultura de avaliação, a necessidade de novas lideranças, as ações políticas e os resultados da conferência Rio+20.^len^aThis article questions several aspects of current development policies in the Amazon. The central argument is that the knowledge of the region is essential for achieving sustainable development. Thirteen points are discussed to stimulate debate, and these are: the invention of the Amazon; regional inequalities; knowledge as a factor of development; investment in education, science and technology; the brain drain; traditional knowledge; the social relevance of higher education; globalization; biopiracy; the culture of evaluation; the need for new leadership; political actions, and the Rio+20 conference results.^lfr^aCet article se penche sur divers points des politiques de développement en cours en Amazonie. Le principal argument est celui que la connaissance de la région est une condition essentielle pour parvenir à un développement socialement inclusif, écologiquement durable et économiquement soutenu. Nous présentons treize points visant à inciter au débat: l'invention de l'Amazonie, les inégalités régionales, la connaissance comme facteur de développement, l'investissement dans l'éducation, la science et la technologie, la fuite des cerveaux, la connaissance traditionnelle, la pertinence sociale de l'enseignement supérieur, la mondialisation, la biopiraterie, la culture de l'évaluation, la nécessité de nouveaux leaderships, les actions politiques et les résultats de la Conférence Rio+20.

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