109 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

ROMANIA, Vincenzo. Fedeli alla linea: CCCP e o percurso italiano do punk. []. , 109, pp.63-82. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6215.

O punk em Itália foi amplamente ignorado enquanto objeto de estudo no passado, sendo que a atenção se centrou antes sobre a cena em outros países. O artigo examina a cena punk italiana e a sua transição do punk clássico para o pós-punk, tendo por referência o seu grupo mais famoso e representativo: CCCP Fedeli alla linea. Após uma breve introdução do contexto histórico e cultural do grupo, apresentamos os resultados da análise qualitativa textual das suas músicas, usando a metodologia da semiótica narrativa de Algirdas Greimas (1983). Os resultados mostram que a produção artística do grupo CCCP pode ser interpretada como uma paródia subversiva e irónica das tradições coletivistas dominantes na política e cultura italianas da época (comunismo e catolicismo) e como uma reação criativa crítica ao neoliberalismo. Na conclusão debatemos brevemente algumas questões teóricas, como a relação entre o punk e a autenticidade e comparamos ainda o punk italiano com o punk britânico e português.

: Fedeli alla Linea: CCP; música italiana; música punk; produção artística; sociologia da música.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License