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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. []. , 109, pp.203-228. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6296.

^lpt^aO presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda-se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on-line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertos.^len^aThis article aims to analyse the music industry's strategies for economic integration within the digital environment, in particular the new, free, on-demand streaming services. It discusses the changing nature of commercial music - which is no longer marketed directly but developed as a behavioural marketing service - and how the prerequisites for this new model are, on the one hand, a mass of free music, but also the use of user navigation data and attention time. It concludes by examining how this new service in the recorded music market fosters the hegemony of the online attention economy and ubiquitous surveillance, and also helps expand closed spaces on the network geared to market values at the expense of free and open spaces.^lfr^aLe présent article se penche sur les stratégies d'insertion du marché phonographique dans l'environnement digital, en particulier les nouveaux services gratuits de streaming à la demande. Nous faisons une approche du changement de la nature commerciale de la musique - qui n'est plus commercialisée directement pour être valorisée comme un service du marketing comportemental - et de la façon dont ce nouveau modèle a, comme présupposé, d'une part les caractéristiques de l'abondance et de gratuité de la musique et, d'autre part, la valorisation des données de navigation et du temps d'attention des usagers. Enfin, le texte débat de la façon dont ce nouveau service favorise l'hégémonie de l'économie de l'attention online et la surveillance omniprésente et aide à l'expansion d'environnements digitaux fermés, produits uniquement par le marché au détriment d'espaces libres et ouverts.

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