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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. []. , 109, pp.203-228. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6296.

O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda-se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on-line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertos.

: economia da atenção; estratégias de marketing; indústria fonográfica; música digital; streaming de áudio.

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