112 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

SOARES, Mónica; CARVALHO, Maria Carmo; VALBOM, Mónica    RODRIGUES, Tânia. Redução de riscos, direitos humanos e usos de drogas em contextos de lazer: tensões, potencialidades e aprendizagens a partir do Kosmicare Project (Portugal). []. , 112, pp.3-34. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6535.

O presente texto está organizado em quatro secções de discussão. Em primeiro lugar, discute-se a lei portuguesa de descriminalização do uso de drogas e a sua função na abordagem da redução de riscos. A segunda parte discute os significados tipicamente atribuídos ao ‘HR double', geralmente ancorados em usos de drogas problemáticos. A terceira parte enfatiza a necessidade de tomar em linha de conta as especificidades dos usos de drogas em contextos de lazer, seus consumidores e ambientes. Assim, este trabalho privilegia a experiência do Projeto Kosmicare no Boom Festival, que combina princípios de redução de riscos, de intervenção em crise e da abordagem de Grof. A quarta secção é desenvolvida a partir do projeto em si e da ideia de normalização de usos de drogas, de modo a reconhecer e a discutir as potencialidades, tensões e limitações destas contribuições quando se trata de analisar e construir uma versão forte do ‘HR double'.

: descriminalização; direitos humanos; políticas de drogas; redução de riscos; usos de drogas; contextos de lazer.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License