112 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

FONSECA, Rui Pedro. A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa: O caso de ‘A vaca que ri'. []. , 112, pp.25-42. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6555.

^lpt^aNa contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.^len^aIn modern times, contact between consumers and non-human animals appearing on consumer products has essentially been mediated by cultural representations, namely advertising. One of the formulas for representing non-human animals consists of anthropomorphization - creating fictitious characters whose principal function is to achieve a desired level of continuity in advertising. Having selected the advertising case study of “The Laughing Cow” as well as a definition and historical contextualization of the term, this study will endeavor to understand the corollaries of anthropomorphization for both non-human animals appearing on consumer products and the consumers themselves.^lfr^aDans la contemporanéité, le contact entre consommateurs/trices et animaux non-humains exploités à des fins de consommation est essentiellement proposé par des représentations culturelles, en particulier la publicité. L'une des formules de représentation publicitaire d'animaux non-humains consiste en leur anthropomorphisation - ceux-ci apparaissent comme des personnages fictifs qui, par principe, ont pour fonction d'atteindre une bonne continuité promotionnelle. Par le truchement d'une étude du cas publicitaire ‘La vache qui rit', tout autant qu'à travers d'une définition et d'une contextualisation historique du terme, cette étude se propose de comprendre les corollaires de l'anthropomorphisation - que ce soit pour les animaux non-humains exploités ou les consommateurs/trices.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License