114Más allá de la imaginación política y de la teoría crítica eurocéntricas 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre a colonialidade dos Direitos Humanos. []. , 114, pp.117-136. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.6793.

A universalidade dos direitos humanos é, em primeiro lugar, delimitada pelo que é considerado constituir efectivamente o estado de ser humano. Além de uma linha secular que separou o divino do humano, o conceito hegemónico ocidental moderno do ser humano surgiu em relação a uma linha colonial maniqueísta que muitas vezes torna o discurso dos direitos humanos ineficaz para abordar o colonialismo moderno ou cúmplice dele. Para que ocorra a descolonização dos direitos humanos tem de haver uma descolonização do conceito de humano. A oração de Franz Fanon ao seu corpo em Black Skin, White Masks oferece uma base para a construção de um humanismo e humanidades descoloniais que combatem a colonialidade dos direitos humanos e servem de propedêutica para qualquer esforço que vise tornar os direitos humanos relevantes para a descolonização.

: colonialidade; colonialismo; descolonização; direitos humanos; Frantz Fanon (1925-1961).

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License