116 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

DORSEY, James M.. Problemas no paraíso do desporto: poderá o Catar ultrapassar a crise diplomática?. []. , 116, pp.179-196. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.7479.

A crise do Golfo, que colocou a aliança liderada pelos Emiratos Árabes Unidos (EAU) e sauditas contra o Catar, é o menor dos problemas com que o país se defronta na fase de preparação do Campeonato do Mundo de futebol de 2022. De facto, os Estados do Golfo, principalmente os EAU, há muito vinham procurando desacreditar o Catar enquanto anfitrião, mesmo antes da declaração de boicote diplomático e económico por parte daquele Estado e da Arábia Saudita em junho de 2017, mas o Catar provou ser capaz de lidar com potenciais perturbações. No entanto, quanto mais nos aproximamos do início do torneio, e com o boicote ainda em vigor, mais difícil será para os Estados boicotantes incluírem o Campeonato do Mundo no embargo sem provocar a ira dos adeptos, atraindo uma cobertura negativa dos média, e sentindo-se pressionados a ceder.

: diplomacia; futebol; gestão da reputação; Médio Oriente; megaeventos.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License