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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

BRAGA, Adriana Andrade    CHAVES, Mônica. A dimensão metafísica da Inteligência Artificial. []. , 119, pp.99-120. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9150.

^lpt^aEste artigo discute o caráter metafísico das narrativas prospectivas acerca da Inteligência Artificial a partir do dualismo cartesiano. Analisamos duas ideias que permeiam o imaginário social em torno das tecnologias digitais a respeito do papel cultural que estas desempenham e de suas consequências na realidade social: a de que, em um futuro breve, numa modernidade utópica (ou distópica), as máquinas se tornarão progressivamente “inteligentes” para o melhoramento (ou dominação) dos seres humanos; e aquela segundo a qual os seres humanos e seus corpos são “máquinas” da natureza e, portanto, passíveis de melhoramento ou transcendência por meio da tecnologia.^len^aThis article discusses – by way of Cartesian dualism – the metaphysical aspects of prospective narratives regarding Artificial Intelligence. Two ideas permeate the social imaginary regarding digital technologies and the role they play in culture and their consequences in the social world: the first notion is one where, in the near future of utopic (or dystopic) modernity, machines will become progressively “intelligent” for the betterment (or domination) of human beings. According to the second, human bodies are natural “machines”, and thus capable of improvement or transcendence by means of technology.^lfr^aCet article se penche sur le caractère métaphysique des narratives prospectives à propos de l’Intelligence Artificielle à partir du dualisme cartésien. Deux idées prévalent sur l’imaginaire social à propos des technologies numériques quant au rôle culturel qu’elles jouent et quant à leurs conséquences sur la réalité sociale: celle, dans un avenir proche, d’une modernité utopique (ou dystopique), selon laquelle les machines deviendront progressivemen “intelligentes” pour améliorer (ou dominer) le genre humain; et celle d’après laquelle les êtres humains et leurs corps sont des “machines” de la nature et, donc, passibles d’amélioration ou de transcendance par le biais de la technologie.

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