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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

DIAS, Denise; ROCHA, Magda    MOTA, Catarina Pinheiro. Bullying em adolescentes do 3.º ciclo: papel da vinculação aos pares no comportamento do agressor e da vítima. []. , 120, pp.79-104. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.9570.

^lpt^aA vinculação segura aos pares tem vindo a ser perspetivada na literatura enquanto fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. O presente estudo testa o efeito preditor da vinculação aos pares nos comportamentos de bullying, avaliando se o sexo é moderador nesta associação. A amostra é constituída por 351 participantes de ambos os sexos, entre os 12 e os 17 anos de idade. Os resultados apontam para o efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. No que refere aos comportamentos de agressão, não foi encontrado valor preditivo da vinculação aos pares. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da qualidade da relação com os pares enquanto fator protetor em comportamentos desadaptativos de bullying na adolescência.^len^aA secure peer attachment appears in the literature as a protective factor against bullying behavior. The present study seeks to test the predictor effect of peer attachment on different types of bullying and to examine the mediating role of gender on the same association. The sample consists of 351 individuals of both genders, between the ages of 12 and 17. The results show the existence of a peer attachment predictive effect on victimization but does not reveal a gender moderator effect in this association. As for the aggressive behaviors, no predictive value of peer attachment was found. The results will be discussed and analyzed as the attachment theory, in order to understand the importance of peer attachment as a protective factor for maladaptive behavior in adolescence.^lfr^aLa relation sûr aux pairs a été mis en perspective par la littérature en tant que facteur protecteur face à l'engagement dans des comportements de bullying. Cette étude se penche sur l'effet prédicteur du lien aux pairs face à l'engagement dans des comportements de bullying en évaluant si le sexe est modérateur de cette association. L'échantillon est composé de 351 participants des deux sexes, âgés de 12 à 17 ans. Les résultats montent l'effet prédictif du lien aux pairs dans les comportements de victimisation, aucun effet modérateur du sexe dans cette association n'étant constaté. Pour ce qui est des comportements d'agression, aucune valeur prédictive du lien aux pairs n'est à souligner. Les résultats seront sujet à débat à la lumière de la théorie du lien, en tenant compte de l'importance de la qualité de la relation avec les pairs en tant que facteur protecteur en matière de comportements désadaptant de bullying au cours de l'adolescence.

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