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Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

REINHARDT, Bruno. Os estudos críticos da religião e do secularismo: virada ou paradigma?. []. , 123, pp.97-120. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.11148.

^lpt^aNeste artigo proponho uma revisão da recente virada crítica nos estudos da religião e do secularismo. Revisito alguns aspectos da abordagem genealógica e antropológica de Talal Asad para a religião, o secular e o secularismo, e destaco duas linhas de investigação por ela estimuladas: o estudo comparativo dos secularismos realmente existentes e o estudo simétrico de fricções e controvérsias entre o conceito secular de religião e as tradições por ele englobadas. Esse sobrevoo me servirá de base para debater se o recente rearranjo do lugar da religião na academia indicaria uma “virada” ou uma “mudança paradigmática”.^len^aThe article proposes a review, based on the work of Talal Asad, of the critical turn in the studies of religion and secularism. I revisit some aspects of Asad's genealogical and anthropological approach to religion, the secular, and secularism, and address two lines of research it has encouraged: the comparative study of actually existing secularisms and the symmetrical study of frictions and controversies between the secular concept of religion and the traditions it encompasses. I conclude by debating whether the recent realignment of religion in secular scholarship would indicate a “turn” or a “paradigmatic shift”.^lfr^aDans cet article, je propose une révision du récent tournant critique dans les études de la religion et de la sécularisation. Je revisite certains aspects de l'approche généalogique et anthropologique de Talal Asad en matière de religion, de séculaire et de sécularisation, et je souligne deux axes de recherche qu'elle a encouragés : l'étude comparative des sécularisations réellement existantes et l'étude symétrique des frictions et des controverses entre le concept séculaire de religion et les traditions qu'elle englobent. Ce survol servira de base pour débattre la question de savoir si le récent réaménagement de la place de la religion dans le milieu universitaire indiquerait un « tournant » ou un « changement paradigmatique ».

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