128La percepción del riesgo de contagio por COVID-19 y su efecto en los comportamientos de protección de la salud en contextos de salutogénesis 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

KUBAI, Anne. A abordagem da Suécia à COVID-19 no contexto de uma autoimagem nacional equilibrada. []. , 128, pp.61-88.   30--2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13440.

No início da pandemia, a Suécia seguiu um caminho diferente dos seus vizinhos nórdicos e de muitos outros países, nomeadamente ao não implementar um “confinamento em massa forçado” ou aplicar restrições rigorosas. Este artigo examina a estratégia nacional sueca de reposta à COVID-19. Esta pesquisa procura abordar até que ponto os conceitos subjacentes de “ethos” e “tradição” suecos influenciaram ou moldaram a estratégia nacional para evitar o confinamento em massa forçado durante a pandemia. Para o evitar, de forma a controlar a propagação de COVID-19 o governo sueco apresentou uma série de medidas variadas, tanto “voluntárias e juridicamente vinculativas”. A estratégia utilizada pela Autoridade de Saúde Pública baseou-se em noções de “responsabilidade individual” e “confiança mútua” entre o governo e os cidadãos. As diretrizes eram muitas vezes ambíguas e deixadas à interpretação pessoal de cada indivíduo.

: Autoridade de Saúde Pública; confiança mútua; COVID-19; responsabilidade individual; Suécia.

        · |     ·     · ( pdf )