128La percepción del riesgo de contagio por COVID-19 y su efecto en los comportamientos de protección de la salud en contextos de salutogénesis 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Crítica de Ciências Sociais

 ISSN 2182-7435

JOSE, José Manuel Sousa de São et al. “Fui… colocado numa jaula”: a experiência de confinamento domiciliário no contexto da COVID-19 entre adultos mais velhos que vivem sozinhos em Portugal. []. , 128, pp.111-134.   30--2022. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.13468.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre o modo como adultos mais velhos a residirem sozinhos em Portugal experienciaram o primeiro confinamento domiciliário no contexto da pandemia de COVID-19 em 2020. O confinamento domiciliário foi marcado por experiências negativas, com exceção de um participante que teve uma combinação particularmente favorável de recursos e circunstâncias. As experiências negativas envolveram perdas em diversas áreas, como a privação de atividades fora de casa, de independência e de interações sociais presenciais. Perder as atividades fora de casa e a independência promoveu uma sensação de aprisionamento, enquanto a perda de interações sociais cara a cara desencadeou um sentimento de solidão física. Considerando as potenciais implicações negativas destas perdas, é crucial criar soluções inovadoras que possam mitigá-las em futuros confinamentos.

: confinamento; COVID-19; famílias unipessoais; perda; solidão.

        · |     ·     · ( pdf )