8Turismo Cultural y Planificación del Viaje: un Estudio de CasoAnálisis Relacional de Sistemas Turísticos: Un Marco de Trabajo Alternativo en el Proceso de Planificación Turística 
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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

MACHADO, Marcello De Barros Tomé. Medo Social e Turismo no Rio de Janeiro. []. , 8, pp.48-54. ISSN 2182-8458.

^lpt^aAo se afastar temporariamente do seu entorno habitual, o turista busca satisfação pessoal através da alteridade propiciada pelo deslocamento e estada na destinação escolhida. A definição do destino ocorre através da percepção dos fatores motivadores que estimulam positivamente o deslocamento turístico. No entanto, também é levado em consideração os fatores limitantes que influenciam negativamente na escolha de uma localidade como destinação. Um fator limitante relevante e decisivo na escolha de um destino turístico é o medo social, caracterizado como o medo construído socialmente e que afeta a coletividade, gerando as pessoas uma sensação difusa de medo e pressupõe uma habilidade de antecipação que acontece comumente quando o homem está longe do seu entorno habitual ao temer a violência e a criminalidade. As localidades que apresentam imagem relacionada à violência e à criminalidade estariam impedidas de se estabelecerem como importantes destinações turísticas motivadas pelo seu estereótipo violento? A fim de elucidar tal indagação utilizamos a cidade do Rio de Janeiro como exemplo empírico para esta pesquisa, cujos resultados preliminares indicam que um estereótipo relacionado ao medo e à violência dificulta, mas não impede o desenvolvimento do Turismo.^len^aAs they break from their usual surroundings, tourists are seeking personal satisfaction through otherness provided by the travel and stay in the destination chosen. The definition of the target occurs through the perception of the motivating factors that encourage positive displacement tour. However, it is also taken into account the limiting factors that negatively influence the choice of location as a destination. A limiting factor relevant and decisive in choosing a destination is the social fear, fear characterized as socially constructed and that affects the community, leading people to a diffuse sense of fear and requires an ability to anticipate what usually happens when the man is away from their usual environment for fear of violence and crime. Cities that have images related to violence and crime would be prevented from establishing themselves as major tourist destinations motivated by its violent stereotype? To elucidate this question we used the city of Rio de Janeiro as empirical example for this research, preliminary results indicate that a stereotype related to fear and violence hinders but does not prevent the development of tourism.

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