9 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

MCCARTHY, Breda    MURPHY, Laurie. Quem está comprando alimentos orgânicos e porquê?: Consumerismo político, características demográficas e motivações dos consumidores de North Queensland. []. , 9, 1, pp.72-79. ISSN 2182-8458.

O mercado de alimentos orgânicos é um dos setores de alimentos que mais cresce na Austrália, com uma taxa média de 50% de crescimento no mercado nacional de 2008 a 2010 (Relatório do Mercado Orgânico da Austrália, 2010). Este trabalho concentra-se em identificar as características demográficas dos compradores de alimentos orgânicos, os fatores motivacionais que impulsionam a compra de alimentos orgânicos e o papel da cidadania política nas escolhas alimentares. O artigo conclui que o comprador de alimentos orgânicos é geralmente do sexo feminino e bem-educado, mas a idade, renda e presença de crianças no agregado familiar não são traços distintivos. O estudo sugere que o consumerismo político pode ser uma força motriz para o consumo de alimentos orgânicos, que foi expressa na desconfiança das empresas; na falta de fé no governo; em preocupações mais amplas sobre os padrões de uso da terra agrícola no contexto da sustentabilidade e na tendência de envolvimento em boicotes e assinatura de petições. Variáveis ​​como gosto, frescura do produto e bem-estar animal foram fatores motivadores importantes. Enquanto os consumidores têm conhecimento suficiente para distinguir entre alimentos produzidos de forma convencional e alimentos cultivados organicamente, existem lacunas no nível de conhecimento sobre todos os requisitos para padrões orgânicos do consumidor. Os resultados fornecem um valioso contributo para a literatura sobre o que motiva as decisões de consumo de produtos orgânicos. São discutidas também as implicações para o marketing, campanhas educativas e de rotulagem de alimentos.

: Consumo de produtos orgânicos; demografia; rotulagem orgânica; certificação; consumerismo político.

        ·     ·     · ( pdf )