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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

EURICO, Sofia; SILVA, João Albino    VALLE, Patrícia. A satisfação dos licenciados em Turismo: os novos desafios para as instituições de ensino superior e para o setor do Turismo. []. , 9, 2, pp.29-36. ISSN 2182-8458.

^lpt^aO presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentes da satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seu conhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área. Este encontro de experiências representará uma fonte de informação chave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com oferta formativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, que reconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva às necessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando um quadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor e recorrendo à técnica Partial Least Square - Path Modelling, procurou-se analisar a relação entre as variáveis que integram o processo de formação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia na metodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, e algumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam a variável imagem como o elemento principal no processo de formação da satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicam ainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível da natureza da IES, ensino universitário ou politécnico.^len^aThe present study analyses the antecedent and subsequent variables of satisfaction for the Tourism graduate towards the attended Higher Education Institution (HEI), and it also considers his/her knowledge of the tourism industry as a professional. The meeting of these experiences represent a key information source for the strategic positioning and management of HEIs with a Tourism training offer, as well as for the tourism industry, which recognizes those corresponding more assertively to the needs of today's tourism professionals. Based on a conceptual framework related to the consumer satisfaction and using the Partial Least Square - Path Modelling technique, the relationship between the variables that comprise the process of customer satisfaction formation, based on the National Consumer Satisfaction Indexes methodologies of Contents, and some characteristics of the sample were analysed. The results show that image is the main antecedent of satisfaction for the respondents in relation to the attended HEI and also indicate a relevant distinction in their perception of the HEIs’ nature, either university or polytechnic.

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