9 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

TABORDA, Carla da Silva Bonito; ESTEVAO, Cristina Maria Santos    NUNES, Sara Morgado. A gestão da inovação nas PME's da Beira Interior: as perspetivas dos gestores. []. , 9, 2, pp.124-129. ISSN 2182-8458.

^lpt^aPerante a atual conjuntura, as empresas estão inseridas num mercado empresarial cada vez mais competitivo, tornando-se urgente uma adaptação ou modificação da sua gestão. Sabe-se que é através da inovação que as empresas conseguem ser competitivas, pelo que é importantea sua implementação constante e a consequentemente procura de novos produtos e de novos processos de produção, para poderem fazer face à concorrência e manterem a sua posição competitiva no mercado. Dada a importância do estudo da temática da inovação nas empresas, este artigo tem como objetivo analisar as diferentes perspetivas da inovação nas pequenas e médias empresas (PME’s) da Beira Interior de Portugal. Na metodologia adotada utilizou-se como instrumento de investigação o questionário do CIS III 2008 eo tratamento estatístico dos dados foi elaborado com base numa análise fatorial. Da análise dos dados podemos concluir, que os gestores inovam tendo em conta três perspetivas muito importantes: por um lado com o objetivo de reduzir custos e assegurar a sustentabilidade ambiental, por outro pela necessidade de atualização, e por outro, numa perspetiva de orientação para o mercado.^len^aBefore the current situation, companies are located in a market more competitive business, becoming an urgent adjustment or modification of its management. We know that is through innovation that companies can be competitive, so it is important to its ongoing implementation and consequently demand for new products and new production processes, in order to cope with competition and maintain its competitive position . Given the importance of studying the topic of innovation in enterprises, this article aims to analyze the different perspetives of innovation in small and medium enterprises (SMEs) of Beira Interior of Portugal. In the methodology we used as an instrument of research questions in the CIS III in 2008 and statistical processing of data was prepared based on a fator analysis. From the analysis of data showed that managers innovate taking into account three perspetives very important: on one hand with the objetive of reducing costs and ensuring environmental sustainability, on the other by the need to update, and second, a perspetive to guide the market.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )