10 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

BATISTA, Maria da Graça; COUTO, João Pedro; BOTELHO, Diana    FAIAS, Cláudia. Satisfação e fidelização dos turistas na hotelaria: aplicação ao caso de São Miguel, Açores. []. , 10, 1, pp.16-23. ISSN 2182-8458.

Este artigo analisa a influência da qualidade do serviço na satisfação e fidelização dos clientes. Foi realizado um inquérito por questionário aos turistas e, com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção de um modelo de equações estruturais para testar a perceção de qualidade, satisfação e lealdade posterior de turistas. Os resultados sugerem que as principais variáveis que ​​influenciam a satisfação são a qualidade do serviço oferecido e o modo como a gestão do hotel com as reclamações. Os fatores que mais contribuíram para a fidelização do turista foram o comprometimento afetivo, satisfação, preço, gestão de reclamações e a imagem do próprio hotel. Estes resultados apontam para fatores que podem ser usados, pelos gestores, ​​como indicadores de como poderão gerar valor acrescentado para os seus clientes.

: Satisfação cliente; fidelização cliente; qualidade de serviço.

        ·     ·     · ( pdf )