10 1Influence of cultural distance on the internationalisation of Spanish hotel companiesRyanair and Spain: Air connectivity and tourism from the perspective of complex networks 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

CARBALLO-CRUZ, Francisco    COSTA, Vânia. Fatores de sucesso dos aeroportos regionais: o caso do aeroporto do Porto. []. , 10, 1, pp.37-45. ISSN 2182-8458.

O aeroporto do Porto (OPO) é um caso de sucesso entre os aeroportos regionais europeus. Esse sucesso tem expressão, entre outras dimensões, na rápida expansão da oferta de rotas e no intenso crescimento da procura, assim como no reconhecimento da qualidade do aeroporto pelos seus utilizadores. Nos últimos dez anos, o volume de tráfego aumentou mais de 3,4 milhões de passageiros, passando dos 2,6 milhões registados em 2002 para mais de 6 milhões em 2012. Neste artigo analisam-se alguns dos fatores que influenciaram o sucesso do aeroporto do Porto, nomeadamente a ampliação de capacidade e a qualificação da infraestrutura, a expansão do número de rotas e a resposta da procura às novas capacidades e valências do conjunto aeroporto-companhias aéreas. Dá-se particular relevo ao papel das companhias aéreas low cost (LCC) no crescimento do aeroporto do Porto e às estratégias de captação de tráfego. São também discutidas algumas das principais oportunidades e desafios que o aeroporto enfrentará nos próximos anos.

: Transporte aéreo; aeroportos; companhias aéreas de baixo custo (LCC); turismo.

        ·     ·     · ( pdf )