10 1Tourism and the demonstration effect: Empirical evidenceTourist attractions as a moderating element in explanatory models for loyalty development 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

ABDALLA, Márcio Moutinho; RIBAS, José Roberto    VIEIRA, Paulo Roberto da Costa. Os antecedentes da intenção de recomendação de um destino turístico brasileiro. []. , 10, 1, pp.104-111. ISSN 2182-8458.

O objetivo desta pesquisa é avaliar os construtos ‘afeto positivo’, ‘afeto negativo’, ‘qualidade do serviço’, ‘valor hedônico’, ‘valor utilitário’ e ‘satisfação’ como antecedentes considerados pelos turistas estrangeiros em sua intenção de recomendar um destino turístico brasileiro. A análise foi suportada por modelagem de equações estruturais de uma amostra transversal de 203 turistas estrangeiros. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado de 22 assertivas, adaptadas a partir do estudo de Babin, Lee, Kim & Griffin (2005). Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que apenas as variáveis latentes ‘satisfação’ e ‘valor hedônico’ estão diretamente relacionadas à intenção de recomendar um destino turístico brasileiro por turistas estrangeiros. Além disso, a análise confirma que a satisfação do turista influencia positivamente a intenção de recomendar o destino, que corrobora a hipótese sinalizada por estudos anteriores.

: Afeição; destinos turísticos brasileiros; comunicação boca-a-boca; modelagem de equações estruturais; satisfação.

        ·     ·     · ( pdf )