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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

PEREIRA, Luis N.    FERREIRA, Lara N.. Determinantes da procura turística doméstica em Portugal numa conjuntura de crise económica e financeira. []. , 10, 2, pp.75-83. ISSN 2182-8458.

^lpt^aEm 2007 teve início uma crise financeira que tem vindo a ter um forte impacto na economia europeia, e em particular em Portugal, com fortes reflexos também no sector do turismo. Os dados disponíveis mostram que, apesar do peso do turismo doméstico no sector turístico em Portugal não ser tão grande quanto o do turismo internacional, a sua importância é considerável, tendo apresentado uma tendência crescente ligeira na última década. No entanto em 2011 e 2012 verificou-se uma tendência inversa. A investigação conduzida em Portugal tem-se centrado sobretudo sobre a procura turística internacional, não existindo estudos sobre a procura turística doméstica. Numa conjuntura de crise económica e financeira, considera-se importante estudar os factores que determinam essa procura turística. Assim, o objetivo deste estudo consiste em modelar e produzir previsões para a procura turística doméstica em Portugal. Foram usados dados trimestrais, desde 2009 a 2012, para um conjunto alargado de variáveis económicas, como por exemplo o PIB per capita, o rendimento médio disponível das famílias, o índice de preços no consumidor, o indicador de confiança dos consumidores, a taxa de desemprego, o número de desempregados e o preço do barril de petróleo. Também foi considerada uma variável binária que indica a presença da Troika em Portugal. Foram estimadas várias especificações de modelos econométricos considerando como variável dependente o número de dormidas de turistas residentes em Portugal. As previsões da procura turística foram efectuadas com recurso a modelos de alisamento exponencial tradicionais. Os resultados obtidos indicam que em Portugal, numa conjuntura de crise económica e financeira, a procura turística doméstica é explicada pelo rendimento médio disponível das famílias, pelo número de desempregados e pelo índice de preços no consumidor relativo aos transportes. As estimativas obtidas indicam que a elasticidade do rendimento disponível na procura é aproximadamente +2,1%, do número de desempregados é cerca de -0,6% e do índice de preços dos transportes é aproximadamente +1,2%.^len^aIn 2007 a financial crisis began with a strong impact on the European economy, and particularly in Portugal, with tough consequences also in the tourism sector. The available data show that, despite the weight of domestic tourism in the tourism sector in Portugal is not as great as that of international tourism, its importance is considerable, and presented a slight increasing trend in the last decade. However in 2011 and 2012 there was an inverse trend. Research conducted in Portugal has focused mainly on international tourism demand; domestic tourism demand has had little published research. In an environment of economic and financial crisis, it is important to study the factors which define this tourist demand. The objective of this study is to model and produce forecasts for domestic tourism demand in Portugal. Quarterly data were used from 2009 to 2012, for an extended number of economic variables, such as GDP per capita, the average available income of households, the index of consumer prices, the consumer confidence indicator, the unemployment rate, the number of unemployed and the price of oil. We also considered a binary variable indicating the presence of the Troika in Portugal. Various specifications of econometric models taking as dependent variable the number of nights spent by resident tourists in Portugal were estimated. Forecasts of tourism demand were produced using the traditional exponential smoothing models. The results indicate that in Portugal, in a context of economic and financial crisis, the domestic tourism demand is explained by the average available income of households, the number of unemployed and the index of consumer prices on transport. The estimates indicate that the income elasticity on demand is approximately +2.1%, the number of unemployed is about -0.6% and the price index of transport is approximately 1.2%.

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