10 ESPECIALLa industria del automóvil: un análisis del grado de concentración por segmentos 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

CARDOSO, Gabriela    FERREIRA, Pedro. Segmento sénior feminino: um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosmética. []. , 10, Especial, pp.94-102. ISSN 2182-8458.

^lpt^aÉ conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objectivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objectivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise factorial e análise de clusters. Com esta investigação espera-se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética.^len^aThe tendency towards an aging society is well known currently. The growth of this population group makes it crucial to understand how these individuals live and consume. Using the consumption of cosmetic products as a framework, the goal of this study is to understand what characterises the senior female population, specifically regarding their lifestyles, and to understand their behaviour towards cosmetic products. To achieve this double goal, primary data collection was conducted with 300 women 55 years of age or older. The questionnaires included questions related to lifestyles, consumer behaviour with cosmetic products and demographic questions. The methodology of analysis was based on data reduction techniques, namely factor and cluster analysis. With this research, we expect to contribute to the understanding of the senior population segment in Portugal, especially their consumer behaviour with cosmetic products.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )