11 2Barreras al emprendimiento hotelero: un análisis sectorial 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

MESQUITA, Rafael Fernandes de; SOUSA, Laelson Rochelle Milanês; MATOS, Fátima Regina Ney    MONTE, Ana Luiza Almeida do. Comportamento turístico dos visitantes do Parque Nacional da Serra da Capivara. []. , 11, 2, pp.78-85. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11210.

^lpt^aA atividade cultural é uma modalidade de atividade turística relativamente recente, desenvolvida com finalidades mercadológicas a partir das últimas décadas do século XX e que gera receitas financeiras e desenvolvimento socioeconômico para diversos locais do globo terrestre. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento turístico do visitante do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, cidade situada no nordeste brasileiro, avaliando as variáveis de motivação, satisfação, imagem, fontes de informação e comportamento futuro. Para a consecução do objetivo foram aplicados 217 questionários com pessoas que já conheciam o parque e realizadas análises univariadas e testes de regressão linear. Os resultados apontam fragilidade nas fontes de divulgação sobre este destino turístico e ótimas avaliações de sua imagem. A regressão linear demonstrou médio poder de explicação para o cenário em que a satisfação possuía efeito significativo sobre as demais variáveis.^len^aCultural activities is a relatively new type of tourist activity, developed with marketing purposes from the last decades of the twentieth century and that generates income and socioeconomic development to locations across the globe. This study aims to analyze the behavior of tourist visitor on Serra da Capivara National Park in São Raimundo Nonato, a city in Brazilian northeast, assessing the variables of motivation, satisfaction, image, information sources and future behavior. To achieve the objective, 217 questionnaires were applied to people who already knew the park, after the data collection univariate analyzes and linear regression tests were applied. The results indicate the sources of fragility disclosure on this tourist destination and great evaluations of its image. Linear regression showed average explanatory power for the scenario in which the satisfaction had significant effect on the other variables.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License