11 2Barreras al emprendimiento hotelero: un análisis sectorial 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

GOUVEIA, Manuel; ARAGONEZ, Teresa    SAUR-AMARAL, Irina. A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes. []. , 11, 2, pp.93-102. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11212.

O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.

: Marketing territorial; branding territorial; região Centro de Portugal; imagem regional; desenvolvimento regional.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License