11 2Antecedentes organizacionales de la calidad de servicio: un modelo de relaciones estructuralesAnálisis de la interrelación crecimiento-rentabilidad en Brasil 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

SILVA, Adriano Santos Rocha; DALTRO, Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias; SANTOS, Ernani Marques dos    OLIVEIRA, José Henrique Paraguassu. Mídias sociais na administração pública: um estudo sobre a utilização do Facebook pelos municípios do Recôncavo do estado da Bahia - Brasil. []. , 11, 2, pp.174-181. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11221.

^lpt^aO presente estudo analisa a utilização das mídias sociais por parte da administração pública municipal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva, sendo a amostra composta pelos 20 municípios do Território Recôncavo, região do Estado da Bahia, no Brasil. Referente às mídias sociais, optou-se por pesquisar o uso do Facebook por ser este o maior e mais importante site de rede social utilizado no país. Foram observados os aspectos presença e tipo de inserção no Facebook, data da primeira postagem, quantidade de amigos ou seguidores, existência de identificação do administrador da fan page, conteúdos das postagens, interação com os usuários e adequação visual e da linguagem. Destacam-se nos resultados que 70% dos municípios pesquisados utilizam o Facebook de modo oficial, sendo a primeira postagem em 2010. Mas, apesar da capilaridade proporcionada pelas mídias sociais, os amigos ou seguidores correspondem a apenas 2,5% da população da região estudada.^len^aThis study analyses the use of social media, especially the Facebook, by local governments. A quantitative and descriptive research was conducted collecting data from the 20 municipalities located in “Território Recôncavo”, a Bahia State area, in Brazil. The observed aspects were: kind of presence in Facebook, date of the first post, number of friends/followers, page administrator identification data, post contents, level of interactivity with users, and visual and language use. The results point out that 70% of the researched municipalities use the Facebook as an official communication tool, some of them since 2010. However, although the use of social media allows to reach a high audience, the number of page friends/followers corresponds to only 2.5% of the population of the region.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License